Pillow Top: para que serve e como escolher

cama com pillow top

Você vai ver nesse post...

Ter um colchão que proporcione as melhores noites de sono é sonho de muita gente. Para essa finalidade, o pillow top é uma excelente opção. Mas, pillow top, o que é?  Se você quer mais detalhes ou se o seu colchão é muito duro, saiba o que fazer acompanhando as próximas linhas do nosso post. 

cama e colchãoO que é o pillow top? E para que serve?

Traduzindo de forma literal, pillow top significa “travesseiro de cima”. Ou seja, ele nada mais é do que uma camada extra de espuma que é utilizada sobre o colchão ou uma espécie de colchão fino para colocar em cima do colchão. Provavelmente você já viu alguns colchões que vêm com uma espécie de almofada gigante encaixada na parte superior. Essa peça é conhecida no mercado como pillow top.

Além de conferir um visual mais bonito ao colchão, ela também tem algumas vantagens bem importantes. Ele serve também para proporcionar mais conforto durante a noite, além de ajudar a aumentar a durabilidade do colchão. Na maior parte das vezes, essa peça já vem incorporada ao colchão, mas também pode ser adquirido separadamente. 

Quais são as vantagens? 

  • Conforto: A camada extra sobre o colchão oferece uma maciez muito maior, que influencia diretamente na qualidade do seu sono.
  • Resistência: Fabricado com materiais mais fortes do que o colchão, ele suporta diferentes pesos e se mantêm íntegros por muito tempo
  • Redução de balanços: Ele diminui o impacto dos movimentos e o balanço do colchão. Imprescindível para quem dorme acompanhado e costuma acordar com o parceiro (a) se mexendo ou levantando da cama

Os principais tipos e quais são os melhores

Há diversos tipos de pillow top e ele pode ser fabricado com diferentes espumas. Existem modelos feitos em poliuretano, gel, viscoelástica e hiper AMX. A diferença entre eles está basicamente na firmeza da peça. 

Ou seja, alguns são mais macios e outros mais rígidos. Portanto, na hora da compra, analise qual se enquadra melhor ao seu gosto. Há diversos materiais de colchão pillow top. Quer saber qual é o melhor? Confira!

pillow top como escolher

  • Pillow top de fibra: apresenta fibras hipoalergênicas sintéticas, pode ser lavado na máquina de lavar e são os que menos modificam o conforto do colchão
  • Pillow top de viscoelástico: capa de viscoelástico, com entre 3 e 6 centímetros dentro de uma capa de strech, tem um lado para o verão, transpirável, e outro para o inverno, é necessário tirar da capa para lavar.
  • Pillow top de látex: látex sintético, além de fibras hipoalergênicas, são bastante transpiráveis e podem perder o conforto com o tempo
  • Pillow top de pluma: Possuem penas ou plumas de ganso, são leves e confortáveis. Normalmente, são mais caros.

Pillow Top Casal, King Size, Queen Size e Solteiro: conheça os tamanhos

pillow top

  • Pillow Top King Size

Esse tem o mesmo formato do colchão, que é, por padrão, 2,03m de comprimento por 1,93m de largura. Por isso, o pillow top deve ser o maior possível, compatível com as medidas do colchão. E vale lembrar que os lençóis e roupas de cama também devem ser compatíveis. 

  • Pillow Top Casal

A peça para o colchão de casal também aparece em um tamanho padrão: ou seja, 1,88m de comprimento e 1,38m de largura. Porém, em alguns casos, ele pode ser confundido com o colchão de viúva, que é menor. 

  • Pillow Top Queen Size

O queen size acompanha as dimensões do colchão, sendo 1,98m de comprimento por 1,58m de largura. E os lençóis king podem atingir exatamente a altura necessária do colchão e espuma. 

  • Pillow Top Solteiro

A peça para o colchão de solteiro pode variar nas medidas. Sempre terá 1,88m de comprimento, porém, ele pode ter 78cm ou 88cm de largura. Assim, mesmo com um pillow top alto, o ideal é usar modelos de lençóis de elástico e prender as sobras embaixo do colchão.

Veja também: Colchão Bellona Ortobom Superking: grande, espaçoso e confortável

Quais são as diferenças para o OrtoPillow e EuroPillow?

Existem vários componentes para deixar os colchões mais atraentes e confortáveis. O Ortopillow é uma camada diferenciada com propriedades ortopédicas. Ele possui um conforto mais firme para reforçar a sustentação do colchão. Por isso, pode ajudar a reduzir a pressão no pescoço, ombros, quadris e joelhos. Além disso, mantém a sustentação da coluna e das articulações. E isso evita dores e oferece mais conforto. 

Já o EuroPillow é reversível e removível. Ou seja, é uma variação dessa camada, já que pode ser retirado ou mesmo virado, para que se possa escolher o lado que se deseja dormir. Outra característica, é que possui espuma viscoelástica em um dos lados e espuma selada no outro. 

Veja também: Testamos o Colchão Simmons Comfort Lincoln

o que é pillow top

Pillow Top Avulso para Colchão

É possível comprar esse acessório para colchão de maneira avulsa. Se você não quer trocar o seu colchão avulso ou quer economizar e não comprar um novo, é possível comprar o pillow top separadamente. Por exemplo, há pillow top para colchão Ortobom, porém, você pode encontrar essa peça também para outros fabricantes. Para isso será preciso verificar as dimensões do seu colchão. Mas, se você acha que é hora de trocar de colchão, a dica é comprar um colchão que já venha esse acessório. 

Talvez você curta...